
domingo, 26 de agosto de 2012
A Liderança Pelo Exemplo

Especialistas
em comportamento humano afirmam que os bons exemplos devem vir de cima para
baixo. Ou seja, devem vir do pai para o filho, do professor para o aluno ou do
chefe que dá o exemplo ao seu subordinado.
É
obvio que também aprendemos com nossos filhos, alunos ou subordinados, mas essa
não é a regra geral. Esses estudiosos afirmam que a Liderança é fornecida pelo
exemplo.
Se
um Gerente afirmar que o Cliente está em primeiro lugar na sua organização, ele
não pode deixar de atendê-lo bem ou dar-lhe a devida atenção às suas
reivindicações.
Se
na sua organização a Qualidade Total é divulgada como uma prática usada em
todos os departamentos, ele não pode deixar de trocar um produto defeituoso e
muito menos afirmar que o produto não tem defeitos.
Entre
em um hotel onde você seja friamente tratado na recepção e o carregador de
bagagens o olhe com desdém, pois nesse caso pode-se prever que o Gerente trate
os hóspedes dessa forma. Ou seja, isso se repete lá na ponta do atendimento.
Vá
a um restaurante onde o garçom o olhe com um olhar superior e, nesse caso, você
poderá constatar que o próprio dono do estabelecimento age dessa maneira com
seus clientes.
Leve
seu carro numa oficina e se os funcionários o tratarem rispidamente, você
poderá perceber facilmente que o dono do estabelecimento é assim: _ ele não
sabe tratar seus clientes. Ou seja, os exemplos e a Liderança vêm de cima.
Por
que alguns filhos são mal educados? É porque muito provavelmente o pai grita
com a mãe dentro de casa, não há paz ou serenidade na família.
Os
membros dessa família não se respeitam. Existe um ditado latino que diz: “As
palavras movem e os exemplos arrastam”. É pelo exemplo que se consegue que as
coisas sejam feitas.
Observe
como os monges budistas ou Jesus Cristo ensinaram muito mais pelos exemplos do
que pelas suas próprias palavras. O exemplo da caridade, o exemplo da
paciência, da fé e da esperança.
De
repente alguns Gerentes têm até a intenção de mandar fazer as coisas, mas cadê
os bons exemplos?
Na
verdade, pode-se constatar facilmente que se conhece o dono de uma empresa
através do comportamento dos seus funcionários, pois o exemplo que ele fornece
é o exemplo que será seguido.
Observe
o exemplo dado pelos mestres em olaria aos seus aprendizes, quando eles seguram
nas mãos de seus alunos na hora de fazer um vaso. Suas mãos ajudam as mãos do
aprendiz a moldar tais objetos.
Como
se ensina a um novo vendedor? Saindo com ele para visitar clientes e dando-lhe
o exemplo. Não é vender para ele e nem mostrar que você é melhor do que ele,
mas é mostrando-lhe as técnicas e as novas oportunidades de negócios.
Ou
seja, é demonstrando como fazer, treinando-o e liderando-o pelo exemplo. Os
gestores devem entender que eles são os maestros de uma orquestra, os que
fornecem o tom das sinfonias e o líder.
Reparem
que ao visitar uma empresa e encontrarmos os banheiros dos clientes limpos, um
café para clientes recém preparado e com xícaras de qualidade isso significa
que ali se respeita os clientes.
Dessa
forma, você poderá observar que nessa organização existem coerência e liderança
através desses procedimentos.
Mas,
o que se observa na maioria das empresas é que existe certa incoerência entre o
que é dito e o que é feito. Observe que alguns educandários religiosos tratam
mal seus alunos, onde todos são tratados com rispidez e coação. Será que os
líderes dessas instituições não sabem dar o exemplo?
Muitas
organizações têm até excelentes discursos e idéias, mas que não ocorrem porque seus
líderes não fornecem os exemplos. O exemplo de se trajar e o tom de voz
empregado na comunicação com os colaboradores, certamente são coisas que fazem
a diferença entre uma organização vencedora e uma derrotada.
Não
são as frases feitas, mas sim o que os líderes fazem. Ou seja, os seus
exemplos.
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