- PODER: A intensidade de poder que você acredita ter em uma situação.
- SIMPATIA: Até que ponto você simpatiza com alguém?
- RECEPTIVIDADE: Em que medida você é receptivo a alguém?
domingo, 19 de agosto de 2012
Pequenas Dicas Para Uma Negociação Eficaz
Qual a Importância
da Linguagem Corporal Numa Negociação? Que Palavras Devem Ser Evitadas Numa Negociação?
Nesses tempos modernos, as negociações entre profissionais
e clientes estão se tornando cada vez mais difíceis, pois elas estão sendo
conduzidas por especialistas; ou seja, pessoas astutas que fizeram cursos de
negociação e se especializaram nisso.
Mas, quando você negocia com honra, conhecimento e
compreensão as pessoas reconhecem que não é apenas o que você diz. Na verdade, como
você diz é que faz a diferença. Dessa forma, ao negociar com alguém – seu
cliente, sua esposa ou seus filhos – a sua Linguagem gestual é de extrema
importância. Estudos indicam que a linguagem gestual é 97 % da mensagem do
emissor – daí sua importância para os profissionais.- e além disso a linguagem
corporal também pode comunicar:
Muitas vezes a Linguagem Gestual toma a forma de modulação
e entonação da nossa voz e nesse aspecto o profissional que se comunica deve se
preocupar com seus gestos, sua proximidade com o interlocutor, suas expressões faciais e o contato visual com a pessoa que está se
comunicando. Dessa forma, o profissional de comunicação deve se lembrar das
regras básicas da boa comunicação por Linguagem Gestual e, nesse contexto, ele
precisa se lembrar do acrônimo “SOFTEN” (Suavisar em inglês):
Smile (sorriso)
Open (aberto)
Forward lean (inclinar-se
para frente)
Touch (toque)
Eye contact (contato
visual)
Nod (assentir com a
cabeça)
Quando o profissional se
comunica com eficácia ele se torna um negociador melhor preparado. Dessa forma,
seguem abaixo algumas sugestões para uma melhor comunicação, durante a
negociação:
·
Não transmita
irritação, insegurança ou agressividade;
·
Mantenha o
controle de seus nervos;
·
Não seja rude com
seu Cliente;
·
Seja atencioso,
mesmo que a opinião de seu Cliente seja diferente da sua;
·
Seja claro,
compreensivo e mantenha-se calmo.
Sendo
assim, o profissional deve evitar palavras incitadoras de discórdia, a fim de suavizar
as negociações. Portanto, as palavras abaixo podem ser evitadas:
·
Você
·
Mas
·
Não dá
·
Sempre / Nunca
·
Deveria / Teria
Elaborar
frases com a palavra “eu”, permite-lhe comunicar suas preferências de modo
positivo, levando-o a soluções de vitória. Aperfeiçoando seu método de
comunicação verbal e não verbal, você melhorará suas chances de sucesso na
negociação. Mas, lembre-se que uma negociação de sucesso exige uma comunicação
de sucesso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
hahaha! Ótimo! gostei do acrônimo!
ResponderExcluirO corpo fala, e muito, a postura, o tom, tudo é relevante, ainda mais se estiver lidando com alguém que sabe observar. A Biologia e a psicologia não mentem, e podem escancarar suas inseguranças!
Excelente post!
Olá Patrick........Obrigado pelos cometários que, como sempre, são muito pertinentes..
ResponderExcluirGrande abraço