domingo, 19 de agosto de 2012

Pequenas Dicas Para Uma Negociação Eficaz




Qual a Importância da Linguagem Corporal Numa Negociação? Que Palavras Devem Ser Evitadas Numa Negociação?




Nesses tempos modernos, as negociações entre profissionais e clientes estão se tornando cada vez mais difíceis, pois elas estão sendo conduzidas por especialistas; ou seja, pessoas astutas que fizeram cursos de negociação e se especializaram nisso.
Mas, quando você negocia com honra, conhecimento e compreensão as pessoas reconhecem que não é apenas o que você diz. Na verdade, como você diz é que faz a diferença. Dessa forma, ao negociar com alguém – seu cliente, sua esposa ou seus filhos – a sua Linguagem gestual é de extrema importância. Estudos indicam que a linguagem gestual é 97 % da mensagem do emissor – daí sua importância para os profissionais.- e além disso a linguagem corporal também pode comunicar:

  • PODER: A intensidade de poder que você acredita ter em uma situação.
  • SIMPATIA: Até que ponto você simpatiza com alguém?
  • RECEPTIVIDADE: Em que medida você é receptivo a alguém?

Muitas vezes a Linguagem Gestual toma a forma de modulação e entonação da nossa voz e nesse aspecto o profissional que se comunica deve se preocupar com seus gestos, sua proximidade com o interlocutor, suas expressões faciais e o contato visual com a pessoa que está se comunicando. Dessa forma, o profissional de comunicação deve se lembrar das regras básicas da boa comunicação por Linguagem Gestual e, nesse contexto, ele precisa se lembrar do acrônimo “SOFTEN” (Suavisar em inglês):

Smile (sorriso)                                             
Open (aberto)
Forward lean (inclinar-se para frente)
Touch (toque)
Eye contact (contato visual)
Nod (assentir com a cabeça)

Quando o profissional se comunica com eficácia ele se torna um negociador melhor preparado. Dessa forma, seguem abaixo algumas sugestões para uma melhor comunicação, durante a negociação:

·         Não transmita irritação, insegurança ou agressividade;
·         Mantenha o controle de seus nervos;
·         Não seja rude com seu Cliente;
·         Seja atencioso, mesmo que a opinião de seu Cliente seja diferente da sua;
·         Seja claro, compreensivo e mantenha-se calmo.

Sendo assim, o profissional deve evitar palavras incitadoras de discórdia, a fim de suavizar as negociações. Portanto, as palavras abaixo podem ser evitadas:

·         Você
·         Mas
·         Não dá
·         Sempre / Nunca
·         Deveria / Teria

Elaborar frases com a palavra “eu”, permite-lhe comunicar suas preferências de modo positivo, levando-o a soluções de vitória. Aperfeiçoando seu método de comunicação verbal e não verbal, você melhorará suas chances de sucesso na negociação. Mas, lembre-se que uma negociação de sucesso exige uma comunicação de sucesso.

2 comentários:

  1. hahaha! Ótimo! gostei do acrônimo!
    O corpo fala, e muito, a postura, o tom, tudo é relevante, ainda mais se estiver lidando com alguém que sabe observar. A Biologia e a psicologia não mentem, e podem escancarar suas inseguranças!
    Excelente post!

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  2. Olá Patrick........Obrigado pelos cometários que, como sempre, são muito pertinentes..

    Grande abraço

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