domingo, 26 de agosto de 2012
A Liderança Pelo Exemplo
De Onde Vêm os Exemplos?
Vêm de Cima Para Baixo? Ou De Baixo Para Cima? Quais São os Reflexos de Mau Atendimento?
Especialistas
em comportamento humano afirmam que os bons exemplos devem vir de cima para
baixo. Ou seja, devem vir do pai para o filho, do professor para o aluno ou do
chefe que dá o exemplo ao seu subordinado.
É
obvio que também aprendemos com nossos filhos, alunos ou subordinados, mas essa
não é a regra geral. Esses estudiosos afirmam que a Liderança é fornecida pelo
exemplo.
Se
um Gerente afirmar que o Cliente está em primeiro lugar na sua organização, ele
não pode deixar de atendê-lo bem ou dar-lhe a devida atenção às suas
reivindicações.
Se
na sua organização a Qualidade Total é divulgada como uma prática usada em
todos os departamentos, ele não pode deixar de trocar um produto defeituoso e
muito menos afirmar que o produto não tem defeitos.
Entre
em um hotel onde você seja friamente tratado na recepção e o carregador de
bagagens o olhe com desdém, pois nesse caso pode-se prever que o Gerente trate
os hóspedes dessa forma. Ou seja, isso se repete lá na ponta do atendimento.
Vá
a um restaurante onde o garçom o olhe com um olhar superior e, nesse caso, você
poderá constatar que o próprio dono do estabelecimento age dessa maneira com
seus clientes.
Leve
seu carro numa oficina e se os funcionários o tratarem rispidamente, você
poderá perceber facilmente que o dono do estabelecimento é assim: _ ele não
sabe tratar seus clientes. Ou seja, os exemplos e a Liderança vêm de cima.
Por
que alguns filhos são mal educados? É porque muito provavelmente o pai grita
com a mãe dentro de casa, não há paz ou serenidade na família.
Os
membros dessa família não se respeitam. Existe um ditado latino que diz: “As
palavras movem e os exemplos arrastam”. É pelo exemplo que se consegue que as
coisas sejam feitas.
Observe
como os monges budistas ou Jesus Cristo ensinaram muito mais pelos exemplos do
que pelas suas próprias palavras. O exemplo da caridade, o exemplo da
paciência, da fé e da esperança.
De
repente alguns Gerentes têm até a intenção de mandar fazer as coisas, mas cadê
os bons exemplos?
Na
verdade, pode-se constatar facilmente que se conhece o dono de uma empresa
através do comportamento dos seus funcionários, pois o exemplo que ele fornece
é o exemplo que será seguido.
Observe
o exemplo dado pelos mestres em olaria aos seus aprendizes, quando eles seguram
nas mãos de seus alunos na hora de fazer um vaso. Suas mãos ajudam as mãos do
aprendiz a moldar tais objetos.
Como
se ensina a um novo vendedor? Saindo com ele para visitar clientes e dando-lhe
o exemplo. Não é vender para ele e nem mostrar que você é melhor do que ele,
mas é mostrando-lhe as técnicas e as novas oportunidades de negócios.
Ou
seja, é demonstrando como fazer, treinando-o e liderando-o pelo exemplo. Os
gestores devem entender que eles são os maestros de uma orquestra, os que
fornecem o tom das sinfonias e o líder.
Reparem
que ao visitar uma empresa e encontrarmos os banheiros dos clientes limpos, um
café para clientes recém preparado e com xícaras de qualidade isso significa
que ali se respeita os clientes.
Dessa
forma, você poderá observar que nessa organização existem coerência e liderança
através desses procedimentos.
Mas,
o que se observa na maioria das empresas é que existe certa incoerência entre o
que é dito e o que é feito. Observe que alguns educandários religiosos tratam
mal seus alunos, onde todos são tratados com rispidez e coação. Será que os
líderes dessas instituições não sabem dar o exemplo?
Muitas
organizações têm até excelentes discursos e idéias, mas que não ocorrem porque seus
líderes não fornecem os exemplos. O exemplo de se trajar e o tom de voz
empregado na comunicação com os colaboradores, certamente são coisas que fazem
a diferença entre uma organização vencedora e uma derrotada.
Não
são as frases feitas, mas sim o que os líderes fazem. Ou seja, os seus
exemplos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário