segunda-feira, 12 de março de 2012

Uma Rápida Análise Sobre as Padarias no Brasil

Qual o Número de Padarias no Brasil? O Que Fazer Para Fugir à Concorrência Dos Supermercados? Qual São as Tendências do Setor Panaderil?




O segmento de padarias no Brasil vem passando por uma forte reestruturação, pois após os anos 60 com a chegada dos supermercados nesse mercado acirrou a concorrência. Mas, as padarias constituem o principal canal de vendas de pães no país e é responsáveis por cerca de 85% desse setor. 
Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP – existem atualmente no Brasil cerca de 48 mil padarias. Na região Sudeste se concentra o maior número de padarias, com uma participação de 41% do total existente no país.
Uma das principais características apontadas pelo setor é a existência de uma forte concorrência, a qual pode ser atribuída – em parte – à mudança de perfil do consumidor, à entrada de novos investidores, ao aumento do número de lojas e à concentração de padarias muito próximas entre si (às vezes, a menos de 50 metros de distância). 
O setor panaderil vem se adaptando a esse novo cenário, e, em função disso, está aumentando a produtividade, reduzindo os custos e diversificando as ofertas de seus produtos. 
Porém, a principal preocupação dos empresários reside na atuação dos supermercados, os quais oferecem produtos típicos das padarias, como doces, leite, e pães (ofertados, às vezes, pela metade do preço disposto nas padarias), que são utilizados como atrativo para atrair consumidores e obter um diferencial sobre os concorrentes.
Nos supermercados, tradicionalmente a seção de produtos de padaria ocupava-se apenas em atrair consumidores para consumirem os produtos em outras seções da loja. 
Mas, atualmente os supermercados possuem uma estrutura muito mais sólida, com um mix de produtos diversificado e de melhor qualidade, contribuindo, assim, para a maior fidelização da clientela dos supermercados.
O setor de supermercados tem a vantagem de possuir vários tipos de produtos e serviços – o que caracteriza um significativo diferencial competitivo – haja vista a possibilidade de os consumidores efetuarem suas compras em um único local, permitindo uma considerável economia de tempo.
Entretanto, as padarias ainda detêm a preferência dos consumidores no que se refere aos seus hábitos de consumo de pães e, de acordo com pesquisa da ABIP, 85% das pessoas ainda preferem comprar pães em padarias, enquanto 6,9% preferem a mesma compra em supermercados. Veja alguns detalhes da pesquisa:

É próximo à casa                           - 100,0%
É próximo ao local de trabalho    - 52,7% 
Condições de higiene e limpeza   - 30,7%
Cortesia no atendimento               - 28,8%
Qualidade dos produtos               - 25,7%
Variedade de pães e doces            - 18,6%
Rapidez no atendimento               - 14,3%
Pão quente a toda hora                  - 11,3%

Essa pesquisa aponta para a necessidade do setor panaderil reformular suas estratégias para se tornar competitivo perante a concorrência dos supermercados e, nesse contexto, as padarias devem estar atentas às tendências apontadas pela pesquisa da ABIP, em relação aos tipos de padarias:

1) Padarias tipo Boutique: são aquelas localizadas em regiões de alto poder aquisitivo, onde são comercializados, em sua maioria, produtos próprios e importados, sendo que o número de padarias desse tipo, no Brasil não é, ainda, expressivo.
2) Padarias de Serviço: são aquelas localizadas em regiões centrais e em ruas de grande circulação e concentração de lojas comerciais ou escritórios. Além dos produtos típicos de padaria e confeitaria, oferecem, também, dentre outros, serviços de bar, lanchonete e fast food.
3) Padarias de Conveniência: localizam-se em bairros residenciais. Além de oferecer os produtos e serviços das Padarias de Serviço, possuem um grande volume de produtos considerados de conveniência, com algumas chegando a comercializar cerca de 3.000 itens.
4) Pontos Quentes: trata-se de uma tendência de origem européia, onde a padaria abre uma filial, envia alguns tipos de pães já embalados, bem como  outros  de  pães congelados, para fazer o assamento no ponto quente. 
A vantagem é que não há necessidade de grandes espaços, haja vista a inexistência de um setor de produção, e, além disso, a reposição do estoque é realizada diariamente, pela matriz, reduzindo os custos com mão-de-obra e estocagem.

3 comentários:

  1. ERRAR É CRESCER...
    Boa parte do sucesso de hoje é o resultado dos erros de ontem. A pergunta que se faz é: Como posso mudar o erro e transformá-lo em sucesso?

    Não se trata de comemorar os erros, mas entender que eles são parte do processo e principalmente fonte de aprendizado.

    Se nossa exigência for sempre render 100% em tudo, agiremos sob pressão e certamente cometeremos erros, porque na perfeição não é permitido falhar.

    Todos nós temos o mesmo propósito: alcançar as nossas metas e realizar os nossos sonhos. Quando algum deles não chega o sentimento de frustração é automático.

    Quando a meta em sua vida é comprar uma casa, um carro, ter um filho, formar uma família, um partido político, ter prestígio, poder, seguidores, fãs, sucesso e isso não se concretiza no tempo que você planejou, imediatamente você terá reações de irritação e tristeza.

    A irritação muitas vezes aparece na forma de violência e raiva contra si e contra os demais.

    A tristeza é melancolia, resignação e diz: "Bom, tinha que passar por isso mesmo..."; "Foi o que Deus reservou para mim..."; "Não posso fazer nada...". E começa se isolando do mundo e o que ganha é uma depressão.

    Não alcançamos as metas por dois motivos: A culpa e a Insistência nos erros.

    Na culpa, as pessoas, conscientes ou inconscientes, boicotam a si mesmas porque sentem que não merecem conquistar a meta.

    Na insistência nos erros, você tenta, tenta, mas não consegue. Bate na mesma tecla. Atua com a melhor receita para se perder dinheiro, amigos e tantas outras coisas. A receita é: fazer as mesmas coisas do mesmo jeito, sempre.

    O problema não é o equívoco. O problema é não aprender com o que aconteceu.

    Há mulher que namora um homem violento, deixa-o e começa a sair com outro igual; há pessoas que emprestaram dinheiro e foram roubadas, mas continuam emprestando... Isso acontece porque nunca pararam para ver onde estava o erro.

    O erro é uma fonte de crescimento. Ao rever a situação aparecem novas ideias que te leva a atingir a meta. O lema é: Aprenda a lição, esqueça os detalhes e siga em frente. Errar é humano. Persistir é falta de inteligência e boa atitude. Permita-se cometer erros para aprender.

    Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Carlos........Obrigado....seu texto é muito bom......Grande abraço

      Excluir
  2. Caro Julio Cesar,
    É uma honra contar com sua adesão à galera que acompanha a Oficina de Gerência. Também estou ligado ao seu Twitter e coloquei seu banner entre os blogs que recomendo aos amigos e visitantes.
    Estou convicto que profissionais como você - que além de ensinar também curtem os temas da administração - são absolutamente necessários à blogosfera onde tantos sabem tão pouco sobre a selva de pedra que é o mundo corporativo. Parabéns pela missão.

    ResponderExcluir