terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Segmentação do Mercado de Serviços
Entende-se
como serviço uma mercadoria comercializável isoladamente. Ou seja, pode-se
dizer que um serviço é um produto intangível que não se pega, não se apalpa,
não se cheira e geralmente não se experimenta antes da compra.
Dessa
forma, as empresas prestadoras de serviços se sustentam em dois (2) pilares: _seus
equipamentos e as pessoas.
Nos
setores em que predominam os equipamentos são as pessoas que fazem a diferença.
As empresas de aviação, por exemplo, possuem modernos equipamentos como
turbinas, aviões de última geração e simuladores de vôo.
Mas,
o diferencial dos serviços oferecidos por elas é uma função dos seus funcionários.
Por
outro lado, também são as pessoas que compõem a estrutura de consumidores dos
produtos ou serviços de uma empresa e, por isso mesmo, são elas que farão a
diferença no sucesso – ou no fracasso – de uma empresa prestadora de serviços.
Diante
disso, torna-se prioritário examinar com detalhes os clientes que estão presentes
no mercado, procurando agrupá-los em classes de comportamento homogêneos e
identificar as necessidades desses grupos em termos de prestação de serviços.
A
importância da segmentação do mercado nasce das necessidades específicas dos prospect’s (futuros clientes), as quais
deverão ser atendidas através de um composto mercadológico adequado e
específico para a satisfação dessas necessidades.
Para
isso é preciso analisar as mudanças sociais e as mudanças nos padrões de compra
dos futuros clientes, além, claro, do estilo de vidas dos prospect’s – esses fatores interferirão no processo de segmentação
de mercado. Entre as bases de segmentação mais conhecidas estão:
·
Localização Geográfica: Corresponde à
localização dos grupamentos de clientes, procurando identificar os limites geográficos
das Regiões, dos Estados e dos Municípios do seu público-alvo.
·
Características Demográficas: Realizada através
da divisão do mercado em grupos, considerando as varáveis demográficas com a
idade, o sexo, a raça, o estado civil, a ocupação profissional e o tamanho das
famílias.
·
Características Sócio-Econômicas: Permite
agrupar os consumidores potenciais em classes A, B, C, D e E a partir da posse
de determinados bens de conforto familiar – como TV’s, Automóvel, número de
banheiros residenciais, e etc. – o que permite identificar a classe social e
econômica, a educação, a classe cultural e os estilos de vida dos prospect’s.
·
Características Psicológicas: Os compradores
são divididos dentro de diferentes grupos e procura-se identificar a
personalidade, as crenças e as atitudes do público-alvo. No entanto, é
necessário cuidado na observação dos estilos de vida, pois no consumo de
serviços as pessoas são influenciadas pela sua própria escala de valores. Dessa
forma, o desafio é encontrar grupamentos homogêneos de pessoas em função de
seus estilos de vida, da personalidade que possuem, das crenças e das atitudes
que perseguem.
·
Tipos de Serviços: Existem consumidores que são
leais à determinados bancos, seguradoras, empresas de viação, médicos e etc. São
os “conservadores”, os quais não gostam muito de mudanças. Dessa forma,
identificar os agrupamentos de consumidores que são leias à marca e os que
buscam benefícios não é uma tarefa fácil e, geralmente, necessitará da ajuda de
técnicos em pesquisas.
·
Comportamento do Consumidor: Segmentar em
função do comportamento requer rigorosa investigação dos motivos pelos quais
determinadas pessoas compram, quando compram, onde compram e como compram. Isso
implica compreender algumas variáveis como a ocasião em que compram, a condição
do próprio usuário do serviço e a taxa de uso do próprio serviço.
·
Setor de Atividade do Comprador: Esse tipo de
segmentação deve considerar a ocupação dos usuários do serviço, pois para uma
clínica médica – por exemplo – existem os segmentos de “conveniados” e “não-conveniados”.
Os usuários dos hotéis – por exemplo – podem ser os executivos, vendedores
viajantes ou turistas.
·
Marketing-Mix: Segmentar o mercado através do preço, da
marca, da promoção de vendas ou do canal de distribuição. Existem usuários de
serviços que só compram pela marca (só viaja pela GOL ou só compram serviços em
promoção de preços, por exemplo). Também existem consumidores em função do
canal de distribuição como os clientes de convênio de assistência médica, de uma
corretora de seguros ou de uma agência de viagens – por exemplo.
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