terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Liderança Eficaz


Os Líderes Nascem Prontos? É Possível Desenvolver as Habilidades Próprias do Líder? O Que Fazer Para se Tornar Eficaz?




Há algumas décadas estudiosos do assunto consideravam a Liderança como sendo a capacidade de uma pessoa persuadir a outra apenas com o poder de suas palavras. Além disso, também se acreditava que os indivíduos já nasciam com as características e as aptidões próprias de um líder.
Porém, atualmente, já se sabe que os valores, os ideais e as características do líder podem ser apreendidos através da sua experiência e do seu relacionamento com o meio ambiente.
Liderança é uma habilidade humana completamente subjetiva e nem todos aqueles que ocupam cargos gerenciais a possuem, pois conforme estudos apenas 15 % dos líderes são natos. Ou seja, nasceram com as características próprias de um líder.
Mais recentemente outros autores passaram a definir a Liderança como sendo “o uso da influência simbólica – não coercitiva – para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo a fim da realização dos objetivos desse grupo”.
Diante dessa afirmativa pode-se dizer que para que exista Liderança são necessárias duas (2) condições básicas: (A) tem que haver liderados; e (B) ambos – líder e liderados – têm que ter os mesmos objetivos.

Sendo assim, aconselha-se aos atuais líderes algumas ações que podem torná-los eficazes:

q  Constituir a sua própria equipe com pessoas mais heterogêneas possíveis: A conseqüência disso é que as pessoas irão interagir com outras, cujos pontos de vistas sobre vários assuntos é completamente diferente e, certamente, isso é uma boa oportunidade de aprendizado.
q  Treinar continuamente sua equipe: Ao fazer isso, o Líder estará demonstrando aos seus liderados sua habilidade técnica no assunto e, dessa forma, ele será respeitado por isso sem precisar ser arrogante e dizer que domina o assunto mais do que eles.
q  Planejar o trabalho sintonizando-o com as capacidades individuais da sua equipe: Dessa forma o Líder utiliza as habilidades de cada um de maneira precisa para cada tarefa a ser realizada.
q  Motivar sua equipe de trabalho: É tarefa do Líder manter sua equipe sempre motivada a fim de alcançarem juntos seus objetivos.
q  Monitorar e avaliar o desempenho do seu grupo: Monitorar significa cobrar e isso é tarefa do Líder. Além disso, todos nós gostamos de saber como estamos indo no nosso trabalho. Daí, a avaliação de desempenho.
q  Recompensar o desempenho positivo de seus colaboradores: Uma das principais formas de motivar pessoas é recompensá-las por terem alcançado suas metas.
q  Demonstrar confiança na sua equipe: Trata-se de uma das principais tarefas do Líder, embora todos precisam estar cientes de que o Líder cobra resultados.
q  Fornecer uma ampla visão do mercado aos seus seguidores: É tarefa do Líder mostrar aos liderados sua importância no esquema organizacional; ou seja, os liderados precisam estar cientes da sua importância nos resultados organizacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário