sábado, 24 de novembro de 2012
Funções Básicas de um Vendedor de Varejo
O Que um Vendedor Varejista Deve Saber Para Executar Bem
Suas Funções? Que Valores e Capacidades Profissionais Ele Precisa Possuir?
Sabemos que nas atuais
sociedades de consumo as pessoas são fortemente influenciadas pelo Marketing
desde quando acordam até ao se deitarem e, em função disso, todas as nossas ações são sugestionadas
através da propaganda, da promoção ou da própria venda.
O
consumo de um sabonete, creme dental ou mesmo papel higiênico é influenciado
por algum tipo de promoção no ponto de vendas ou um comercial na TV.
O
sucesso de uma empresa depende de metas determinadas para satisfazer
necessidades dos mercados, com mais eficiência que a concorrência. E o vendedor
varejista é a pessoa-chave neste contexto.
Dessa forma, pode-se destacar
algumas funções básicas que esse profissional deverá realizar:
·
Vender o produto
certo ao cliente certo e no tempo certo, utilizando o material promocional apropriado.
·
Promover seu
produto demonstrando benefícios diferentes da concorrência.
·
Praticar sua
estratégia de preços demonstrando dados que justifiquem custos, lucros e
segurança para o varejista.
·
Demonstrar o
mecanismo de ação do produto, a fim de aumentar a confiança do cliente;
·
Prestar serviços
aos seus clientes, orientando-os na venda e auxiliando-os no pós-venda.
·
Explorar
detalhadamente cada ponto dos seus recursos promocionais.
·
Sugerir
promoções, merchandising ou campanhas que atinjam os consumidores dos seus
produtos na loja varejista visitada.
·
Ajudar seus clientes
a vender, ajudando-o a demonstrar melhor o produto nos argumentos com os
consumidores.
·
Analisar o
desempenho dos atuais – e novos – produtos junto ao revendedor e checar o ponto
de venda, a fim de verificar se os seus produtos estão sendo promovidos com
eficácia.
·
Avaliar seu
próprio desempenho e propor-se um plano de melhoria na sua eficácia
operacional.
Dessa
forma, o vendedor varejista precisará estar ciente dos seus valores e
capacidades profissionais, desde sua resistência para enfrentar o sol e a chuva
até a arte de persuadir o cliente, passando pelo seu tato, sua eloqüência
verbal, sua simpatia e
até sua agilidade.
É
preciso que ele seja polivalente, impermeável aos insultos, às queixas, à
indiferença e à desconsideração.
Na verdade, um vendedor varejista deverá ser capaz de realizar proezas próprias
de um atleta que vence todos os obstáculos.
Portanto, ser um vendedor não é
fácil e ser um profissional de vendas – que saiba desempenhar bem seu papel – é
uma qualidade imposta somente às pessoas possuidoras de coragem, técnica e
espírito de luta.
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