sábado, 17 de novembro de 2012

A Comunicação Eficaz do Promotor de Vendas


Que Palavras, Idéias ou Sentimentos Podemos Utilizar Com Nossos Clientes Varejista? E Com o Nosso Chefe? E Nosso (a) Companheiro (a)?



A parte mais importante da prestação de serviços são as pessoas da linha de frente, as quais têm autonomia para exercerem suas funções com inteligência e criatividade. 
Ou seja, trata-se do Promotor de Vendas, o qual deve saber comunicar-se com eficiência com os varejistas que comercializam seus produtos.
Quando se fala em comunicação pensa-se primeiramente na transmissão de idéias por qualquer meio – através de sons ou imagens. Mas, toda e qualquer mensagem deve ser simples e clara para que o receptor da mensagem entenda-a perfeitamente. 
Porém, isso não é tão simples assim, pois se as pessoas percebessem a realidade como uma máquina fotográfica – isto é, registrando fielmente todos os elementos presentes na situação – não haveria problema algum. Na verdade, ocorre que no ato da recepção da mensagem algumas pessoas registram alguns dados, ignoram outros, alteram alguns e até introduzem elementos pessoais seus.
Que palavras, idéias ou sentimentos podemos utilizar para os clientes varejista? E para o nosso chefe? E nosso (a) companheiro (a)?  Dessa forma, devemos aprender a perceber como essa pessoa recebe nossa mensagem. Que reações ela tem a medida que nos está ouvindo? E, principalmente, se ela está realmente nos ouvindo. 
Sendo assim, visando a melhoria da emissão (de quem emite a mensagem) e da recepção (quem a recebe) das mensagens, alguns aspectos devem ser considerados:

Utilização do Feedback: Feedback significa verificar o próprio desempenho e corrigi-lo, se necessário Como estou agindo? Vocês me entendem? Estou sendo claro? Através do feedback pode-se verificar o desempenho através da obtenção de respostas / retornos que obtemos dos outros aos nos comunicar.
Uso apropriado dos muitos canais de comunicação: Através da observação do comportamento não verbal e da expressão oral do nosso interlocutor pode-se perceber se o canal de comunicação utilizado, está sendo eficiente ou não. Pois, se assim for, devemos buscar o mais apropriado, pois só assim poderemos realmente nos comunicar 


Saber ouvir: Saber ouvir além das mensagens é uma qualidade que o Promotor de Vendas pode desenvolver para facilitar sua comunicação com os varejistas. Também devemos controlar nossos impulsos de falar sem ouvir e refletir sobre o que ouvimos, pois como sabemos, pode-se facilmente cometer enganos ao nos precipitarmos e interpretarmos mal a mensagem
Colocar-se no lugar do receptor: Neste momento devemos usar a empatia, pois é difícil nos entendermos com um ouvinte quando o que estamos comunicando contradiz seus ideais, não vão ao encontro das suas expectativas, ou não corresponde à sua realidade de vida. 
Adequar-se ao receptor: O Promotor de vendas deve tentar utilizar uma linguagem adequada a cada tipo de cliente, partindo da realidade cultural e intelectual de cada um.
A mensagem deve ser simples, direta e sem redundância: Mensagens confusas, recheadas de palavras eruditas e estilo rebuscado provocam distorções de comunicação. 

Portanto, o Promotor de Vendas deve ter simplicidade, ser claro e objetivo porque esses são os meios mais eficazes de fazer-se entender, sem muito esforço.


2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente artigo. Sendo leigo na área, fiquei com um pouco mais de conhecimento da área.Sucesso nas oportunidades.
    Nilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilton.......Primeiramente....muito obrigado pela sua participação...............Em seguida devo dizer ao amigo que, realmente, a profissão de promotor de vendas em lojas varejistas é meio restrita às grandes empresas que podem manter um quadro de promotores externos. Em função disso conta-se nos dedos os profissionais dessa área.
      Mas, como a minha carreira começou por aí sinto-me responsável em colaborar no que for possível e, por isso mesmo, escrevo à respeito.
      Convido o amigo a pesquisar no meu BLOG outros artigos sobre o mesmo assunto.....Talvez goste ainda mais, OK?.......Grande abraço

      Excluir